domingo, 29 de abril de 2012

Lotus Elise



Elise é um roadster compacto da Lotus. O Lotus Elise é um carro de dois assentos, concebido em 1994 e lançado em setembro de 1996 na Inglaterra.
Ainda que lançado em 1996, 14 anos após a morte Colin Chapman – quando a Lotus já pertencia à Proton, da Malásia –, o Elise foi projetado seguindo os princípios do criador da marca. Com apenas 900 kg de peso e um motor 1.8 de 202 cv de potência, o Elise anda feito gente grande. Segundo informações da fábrica, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e atingir 248 km/h de velocidade máxima. 


A dieta do Elise foi feita à base da retirada de tudo que pudesse ser considerado supérfluo para um esportivo. A partir de um chassi compacto, feito de alumínio anodizado, ele tem carroceria de fibra de vidro e cabine para apenas duas pessoas. 

O motor do Elise tem um sistema de comando de válvulas variável que muda de perfil quando a rotação atinge 6 200 rpm, para conseguir potência extra. A partir desse regime, o motorista sente um impulso para a frente, como se o carro tivesse um turbo temporão. O corte de alimentação ocorre nas 8 200 rpm.
Os freios contam com a assistência do sistema ABS, A falta de assistência da direção é algo que deve incomodar no uso diário. Mas, assim com todo superesportivo, o Elise não é um carro para o dia-a-dia. E, no caso dele, não é pelo fato de ter um vão livre pequeno, difícil de contornar os buracos de nossas ruas. Mas porque, além da direção que começa a pesar com o tempo, a suspensão firme não é das mais confortáveis. Entrar e sair do carro exige certo contorcionismo e o porta-malas se resume a um nicho de 115 litros de capacidade, junto ao motor, na traseira. 
LOTUS 
O nome Lotus veio do apelido da mulher de Colin Chapman, Hazel Williann. Além do nome, o emblema da marca traz as iniciais de Chapman, que se chamava Anthony Colin Bruce Chapman.


O CRIADOR 
Colin Chapman (1928-1982) adorava carros e corridas. Ele se formou em engenharia e iniciou a carreira de construtor, em 1948, fazendo o próprio carro, baseado em um velho Austin Seven 1930. Na Fórmula 1, foi o inventor do chassi monocoque, aperfeiçoou partes dos carros como as suspensões e os aerofólios e criou o assoalho que produzia o chamado efeito solo. A equipe Lotus foi uma das mais premiadas da história da Fórmula 1, tendo vencido sete vezes o Campeonato de Construtores, uma delas com o brasileiro Emerson Fittipaldi.
Ficha Técnica


Construtor
Produção
esportivo
Informações técnicas
esportivo
1.8 4L
250 km/h
1.6 4l
Comprimento (mm)
s 1.40
Largura (mm)
2.20
Altura (mm)
1.54
Peso bruto (kg)
990k
Consumo
1km c/1l
Outros modelos
Modelos relacionados



texto disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lotus_Elise
http://quatrorodas.abril.com.br/carros/impressoes/lotus-elise-499185.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário