O Elise é um
roadster compacto da Lotus. O Lotus Elise é um carro de dois assentos,
concebido em 1994 e lançado em setembro de 1996 na Inglaterra.
Ainda que lançado em 1996, 14 anos após a
morte Colin Chapman – quando a Lotus já pertencia à Proton, da Malásia –, o
Elise foi projetado seguindo os princípios do criador da marca. Com apenas 900
kg de peso e um motor 1.8 de 202 cv de potência, o Elise anda feito gente
grande. Segundo informações da fábrica, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h
em apenas 4,7 segundos e atingir 248 km/h de velocidade máxima.
A dieta do Elise foi feita à base da retirada de
tudo que pudesse ser considerado supérfluo para um esportivo. A partir de um
chassi compacto, feito de alumínio anodizado, ele tem carroceria de fibra de
vidro e cabine para apenas duas pessoas.
O motor do Elise tem um sistema de comando de
válvulas variável que muda de perfil quando a rotação atinge 6 200 rpm, para
conseguir potência extra. A partir desse regime, o motorista sente um impulso
para a frente, como se o carro tivesse um turbo temporão. O corte de
alimentação ocorre nas 8 200 rpm.
Os freios contam com a assistência do sistema
ABS, A falta de assistência da direção é algo que deve incomodar no uso
diário. Mas, assim com todo superesportivo, o Elise não é um carro para o
dia-a-dia. E, no caso dele, não é pelo fato de ter um vão livre pequeno,
difícil de contornar os buracos de nossas ruas. Mas porque, além da direção que
começa a pesar com o tempo, a suspensão firme não é das mais confortáveis.
Entrar e sair do carro exige certo contorcionismo e o porta-malas se resume a
um nicho de 115 litros de capacidade, junto ao motor, na traseira.
LOTUS
O nome Lotus veio do apelido da mulher de Colin Chapman, Hazel Williann. Além
do nome, o emblema da marca traz as iniciais de Chapman, que se chamava Anthony
Colin Bruce Chapman.
O CRIADOR
Colin Chapman (1928-1982) adorava carros e corridas. Ele se formou em
engenharia e iniciou a carreira de construtor, em 1948, fazendo o próprio
carro, baseado em um velho Austin Seven 1930. Na Fórmula 1, foi o inventor do
chassi monocoque, aperfeiçoou partes dos carros como as suspensões e os
aerofólios e criou o assoalho que produzia o chamado efeito solo. A equipe
Lotus foi uma das mais premiadas da história da Fórmula 1, tendo vencido sete
vezes o Campeonato de Construtores, uma delas com o brasileiro Emerson
Fittipaldi.
Ficha Técnica
Construtor
|
|
Produção
|
|
esportivo
|
|
Informações técnicas
|
|
esportivo
|
|
1.8 4L
|
|
250 km/h
|
|
1.6 4l
|
|
Comprimento (mm)
|
s 1.40
|
Largura (mm)
|
2.20
|
Altura (mm)
|
1.54
|
Peso bruto (kg)
|
990k
|
Consumo
|
1km c/1l
|
Outros modelos
|
|
Modelos
relacionados
|
texto disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lotus_Elise
http://quatrorodas.abril.com.br/carros/impressoes/lotus-elise-499185.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário