Bugatti Veyron é um super esportivo da Bugatti conhecido por alcançar 437,16 km/h (na versão SS)
e ser o carro de rua mais rápido do mundo.[1] As origens deste carro remetem a 2000, quando foram apresentados os Bugattis EB 118, EB 218, EB 18/3 Chiron e o primeiro Bugatti Veyron, com o nome de EB 18/4,
que significam Ettore Bugatti. O número inicial de cilindros era 18, porém, em
2001 foi apresentado o modelo com 16 cilindros, pois o modelo de 18 cilindros
possuía um motor demasiadamente complexo. Após terem sido
definidos os cilindros que o
motor do carro teria, houve uma grande preocupação em como alcançar 1001 cv de potência.
Para isso, foram utilizados quatro turbocompressores e
10 radiadores (que no total levam 40 litros de água, enquanto um carro normal
apenas tem um radiador com 6-8 litros), intercoolers de ar-líquido, além de a
injeção de combustível ser
direta. O resultado é: 1001 cv (na versão Super Sport são 1200cv) aos 6000 rpm, binário de 1.250
Nm dos 2200 até os 5500 rpm.
O Bugatti Veyron conta com um motor de 16
cilindros, cuja origem remonta a Ettore Bugatti que combinou dois motores em V
de 8 cilindros em apenas um (motor em W), gerando uma enorme potência. Essa
potência é capaz de acelerar o carro de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos e de
0 a 290 km/h em 14 segundos.
O motor conta com quatro comandos de válvulas variáveis.
Construtor
|
Bugatti e Volkswagen GroupMolsheim França
|
Produção
|
2005 - presente
|
super-esportivo
|
|
estrutura
tubular, Fibra de carbono (mono coque e as barras atreladas)
|
|
Informações técnicas
|
|
central, 8.0, W16, 64 válvulas, tetraturbo
|
|
7 marchas (DSG)
|
|
2650
|
|
Comprimento (mm)
|
4380
|
Largura (mm)
|
1990
|
Altura (mm)
|
1210
|
Peso bruto (kg)
|
1950
|
Velocidade
máxima
|
437 km/h
|
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário