O Tesla Roadster foi um carro elétrico do tipo esportivo, o pioneiro produzido pela Tesla Motors, tendo sua produção descontinuada no final de
2011. O carro pode andar 350 km num único carregamento de seu pack de
bateria e acelera de 0–100 km/h em 3,9 segundos. O consumo energético do
carro é de 133 W·h/km (4.7 mi/kW·h), equivalente a 135 mpg–U.S. (1.74
L/100 km / 162.1 mpg–imp).
O carro foi oficialmente
revelado ao público em 19 de julho de 2006 em Santa Mônica, Califórnia, num
evento para apenas 350 pessoas convidadas no Barker Hangar no Aeroporto de
Santa Mônica.
O Roadster foi desenvolvido
com a ajuda dos carros Lotus. A Lotus forneceu a tecnologia do
desenvolvimento do chassis básico do seu Lotus Elise, com o qual os engenheiros da Tesla desenharam um
novo chassis. Os desenhadores da Tesla escolheram construir o corpo dos painéis
usando fibra de carbono para diminuir o peso; esta escolha faz do Roadster um
dos carros mais baratos feitos completamente em fibra de carbono. O carro será
montado na fábrica da Lotus em Hethel, Inglaterra com alguns componentes
fornecidos para a fábrica pela Tesla.
O Roadster compartilha menos
de 10% dos seus componentes com o Lotus Elise; os componentes compartilhados estão confinados ao
para-brisa, air bags, pneus, algumas peças do painel, e componentes
da suspensão. A montagem das peças acontece em vários lugares do mundo. A
fábrica da Tesla Motor's na ilha Formosa constrói os motores e os sistemas de
armazenamento de energia (ESS) que foram inicialmente construídos na Tailândia
durante o desenvolvimento, mas depois foi mudado para São Carlos, na Califórnia
após o início da produção. Os chassis são construídos na Noruega. A SOTIRA, em
St. Meloir & Pouancé France, cria os painéis de fibra de carbono em RTM. Os
freios do Roadster são feitos pela Siemens, na Alemanha e os testes de
segurança também são elaborados pela Siemens.
O motor AC (Corrente
Alternada) e a tecnologia drivetrain são mais avançadas que
outras versões usadas no GM EV1 e o AC Propulsion tzero. A Tesla
Motors fez um pedido da patente de recarregamento redutivo de propulsão AC que
combina integração dos eletrônicos com o inversor, assim, reduzindo massa,
complexidade e custo. A Tesla Motors desenhou então e construiu o seu próprio
"power electronics", o motor, e outros componentes "drivetrain"
que incorporaram esta tecnologia licenciada de propulsão AC.
Muitos protótipos do Tesla
Roadster foram produzidos de 2004 até 2007. Estudos iniciais foram feitos em
dois veículos teste. Dez protótipos de "Engineefring" (EP1 thru EP10)
foram então construídos e testados no final de 2006 e começo de 2007, quando
foram iniciadas muitas mudanças menores. A Tesla então produziu dezessete
protótipos de validação (VP1 até VP17) que foram entregues no começo de Março
de 2007. Estas revisões finais foram de resistência e batida testados numa
preparação para produção em série.
A entrega da produção foi originalmente
planejada para Outubro de 2007 e então mudaram para Setembro de 2007, até o
primeiro trimestre de 2008. A produção em série do carro começou em 17 de Março
de 2008 depois de dois anos de protótipos e testes. Entretanto, o primeiro
Roadster da produção, chamado de "P1", foi entregue ao presidente da
Tesla Motors', Elon Musk, em 1 de Fevereiro de 2008.
Durante os dois primeiros meses de produção, Tesla produziu um total de
três Roadsters (P3/VINF002, P4/VINF004 e P5/VINF005). Os carros de produção P1
e P2 foram construídos antes do começo da produção regular da série, que
começou em 1º de março de 2008.
A Tesla Motors anunciou que no mês de Março de 2009 a produção mensal
alcançou pela primeira vez os três dígitos, tendo sido produzidos 104
Roadsters. Até ao início de Abril de 2009 tinham sido entregues 320 Roadsters a
clientes.
autoevolution.com
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