O nome Toyota Celica designou sete gerações de carros do tipo coupe fabricado pela empresa japonesa Toyota.
Ao longo das várias gerações do veículo, foi sempre utilizada a motorização de quatro cilindros. A mudança mais significativa ocorreu em 1986, quando a tração passou a ser proporcionada pelas rodas da frente em oposição à tração traseira anteriormente utilizada. A primeira geração do Celica foi revelada no ano de 1970, no Tokyo Motor Show e era direcionada para um público alvo que desejava uma maior poupança de gasolina, espírito desportivo e bastantes extras a um reduzido preço. O protótipo da primeira geração do celica foi o 2000GT um dos carros com melhor performance e inovação dos finais dos anos 60.
O celica dispunha de 4 versões de equipamento, versão LT, ST and GT e GTV. Sendo a última exclusiva do mercado doméstico Japonês.
As diferenças entre as três versões revelam-se quer em diferentes pormenores de interiores e exteriores quer no compartimento do motor.
Ao nível do compartimento do motor,a gama mais baixa LT era equipada com um único carburador, sendo o motor denominado 2T com 1600 cm³, enquanto que a versão ST apresentava carburadores Aisan duplos,2TB. A versão GT era equipada com o motor 2T-G consistindo num bloco de motor DOHC (Dupla Árvore de Cames) com carburadores duplos Solex.
Fonte: http://www.cargurus.com/Cars/2005-Toyota-Celica-Pictures-c3958
http://pt.wikipedia.org/wiki/Toyota_Celica
Nenhum comentário:
Postar um comentário